eMuseu Nacional do Esporte: Plataforma digital de engajamento e desenvolvimento social através da cultura esportiva

Proponente: Bianca Gama

    Tipo de patrocínio:
  • Crowdfunding
    Categoria:
  • Esporte
  • Esportes paralímpicos
  • Automobilismo
  • Basquetebol
  • Canoagem
  • Esportes Aquáticos
  • Esportes Radicais
  • Futebol/Society/Areia/Futsal
  • Ginástica ( Aeróbica/Artística/Rítmica )
  • Judô
  • Tênis de mesa

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Síntese:

O projeto “E-Museu Nacional do Esporte” prevê a realização de uma plataforma virtual colaborativa para registrar, digitalizar, preservar a memória do esporte e transformar em informação acervos pessoais e histórias de colaboração dos atletas brasileiros. O projeto também prevê uma exposição interativa que será produzida a partir do acervo selecionado entre os objetos pessoais cadastrados, apresentação do acervo de memória oral dos atletas e memórias e fotografias enviadas pelo público na plataforma virtual do esporte. A Exposição interativa será adaptada para uma exposição itinerante em formato de Roadshow totalizando 18 cidades contemplando as 8 regiões do Estado do Rio de Janeiro. Publico Alvo: entidades esportivas, atletas, fãs do esporte. Todos poderão compartilhar gratuitamente seus acervos pessoais e as entidades esportivas poderão criar seus museus eletrônicos para apresentar sua modalidade e história tornando o acesso público.


Vídeos:


  • Locais: Angra dos Reis (RJ) - angra dos reis | Armação dos Búzios (RJ) - buzios | Itaperuna (RJ) - itaperuna | Angra dos Reis (RJ) - angra | Cabo Frio (RJ) - cabo frio | Cachoeiras de Macacu (RJ) - cachoeira de macacu | Campos dos Goytacazes (RJ) - campos | Carmo (RJ) - carmos | Casimiro de Abreu (RJ) - casimiro de abreu | Conceição de Macabu (RJ) - conceição de Macabu | Guapimirim (RJ) - guapimirim | Itatiaia (RJ) - itatiaia | Maricá (RJ) - maricá | Nova Friburgo (RJ) - nova friburgo | Paraty (RJ) - paraty | Petrópolis (RJ) - petropolis | Resende (RJ) - resende | Teresópolis (RJ) - teresópolis | Itaboraí (RJ) - itaborai
  • Valor do projeto: R$ 4.351.098,00
  • Prazo: 20/02/2020

Atributos/Palavras-chave:

Educação Empreendedorismo Inclusão Inovação Internacional Itinerante Patrimônio Saúde Sustentabilidade Tecnologia

Descrição:

A plataforma de engajamento pelo esporte prevê atender mais de 1 milhão de pessoas e e a exposição itinerante 180 mil pessoas nas 18 cidades (10mil/cidade) Objetivo geral: ● Promover a transformação da sociedade através da inclusão de jovens, adultos, idosos e familiares por meio de atividades esportivas que estimulem o autoconhecimento e a superação pelo esporte através do acesso a uma plataforma digital e atividades de experiência esportiva. Objetivos específicos: ● Promover a inclusão social de jovens, adultos e idosos por meio de ações esportivas. ● Resgatar e preservar o patrimônio imaterial através da construção de um sistema de conectividade da comunidade esportiva engajando atletas, colecionadores e fãs. ● Promover o empreendedorismo social capacitando e estimulando alunos de Universidades a criarem suas startups para fornecerem para o emuseu. ● Incentivar a democratização do acesso aos bens culturais. ● Levar ao público o universo do esporte através de conteúdos multimídias e de peças físicas raras. ● Propiciar ao público a oportunidade de imersão na história do esporte no Brasil, através dos depoimentos dos atletas. ● Reunir em só lugar os acervos dos heróis nacionais e divulgá-los, democratizando o acesso a toda população através da plataforma virtual e da gratuidade da exposição. ● Proporcionar experiências com pessoas de 18 cidades do Estado do Rio de Janeiro, construindo uma relação próxima e afetiva com a população através da exposição esportiva Itinerante. ● Consumo e produção responsáveis ● Promover o crescimento econômico sustentado inclusivo Projeto já possui protótipo com a Confederação Brasileira de Basketball: emuseu.com.br/portal / http://emuseu.com.br/portal/3D


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